fbpx

No aniversário de 22 anos da Toca da Raposa 2, Cruzeiro Esporte Clube – SAF e MAIA Arquitetura exibem detalhes do novo espaço corporativo do CT

Projeto assinado pela MAIA Arquitetura integra identidade, contemporaneidade e paixão pelo futebol. Torcida do Cruzeiro aprova a modernização da estrutura do clube

Minas Gerais/São Paulo, XX março de 2024: Em uma fusão entre tradição e modernidade, o Cruzeiro Esporte Clube – SAF revelou seu mais recente empreendimento: a renovação de um de seus centros de treinamento, a Toca da Raposa 2. No dia 9 de março, data em que a Toca 2 completou 22 anos, o Cruzeiro compartilhou em suas redes sociais o resultado de seus investimentos em infraestrutura. Sob a batuta da renomada MAIA Arquitetura, o projeto ganhou vida, destacando-se como um marco tanto no universo esportivo quanto arquitetônico.


“Estrutura nível europeu”, comentou um seguidor; “Imagina o prazer de trabalhar num ambiente desses? Sonho de qualquer cruzeirense”, escreveu outro torcedor. “Excelente! Profissionalização e trabalho para uma das melhores estruturas das Américas”, diz outro comentário. Bruna Freitas, Coordenadora de Operações do Cruzeiro Esporte Clube – SAF, conta que o objetivo foi “mudar a cultura do futebol em termos de infraestrutura e aproximar pessoas. Antes da SAF, o corpo administrativo não fazia parte da rotina da Toca da Raposa 2. A estrutura era exclusiva do Futebol, mantendo um afastamento dos colaboradores que contribuem para que as coisas aconteçam dentro de campo. O projeto da nova área administrativa veio com a proposta de quebrar essa barreira e aproximar os colaboradores de todas as áreas”.

O desafio era claro: criar um ambiente corporativo que mantivesse a essência apaixonada do clube, ao mesmo tempo em que se adequava aos padrões de um espaço moderno, sustentável e acessível. Ernani Maia, arquiteto diretor da MAIA, destacou a importância de transformar o espaço antigo em um ambiente contemporâneo, onde os colaboradores se sintam parte de uma empresa em busca de resultados e sucesso.


“O interessante foi justamente a gente transformar o espaço antigo em uma área contemporânea, em que os colaboradores se entendam, de fato, com uma empresa moderna em busca de resultados e sucesso. E o projeto fez essa contribuição para transformar um espaço de pessoas apaixonadas, que é o que o futebol motiva, para um local de trabalho que transita entre essa paixão e o profissionalismo”, explicou.

A opção por um conceito de open office, ou seja, escritório aberto em tradução livre, trouxe uma abordagem revolucionária, promovendo a integração entre as equipes e incentivando a colaboração e a inovação. Salas individuais deram lugar a um ambiente dinâmico, refletindo a energia pulsante do futebol.


“Esse tipo de layout em um espaço profissional promove a colaboração, comunicação e interação entre os funcionários ao criar um ambiente sem barreiras físicas, como paredes ou divisórias altas, entre as diferentes áreas ou estações de trabalho”, destacou Ernani: “nesse tipo de ambiente, os funcionários têm maior acessibilidade aos colegas, o que facilita a troca de ideias, a resolução de problemas e a criação de um senso de comunidade, todos trabalham como um time perfeitamente alinhado. Além disso, os espaços abertos tendem a ser mais flexíveis e adaptáveis, permitindo uma utilização mais eficiente do espaço disponível”, finalizou.


Sustentabilidade e acessibilidade foram pilares fundamentais no desenvolvimento do projeto. Elementos eco-friendly foram cuidadosamente integrados, não apenas para complementar a estética, mas também para garantir a funcionalidade e a responsabilidade ambiental.


Cada detalhe do projeto foi meticulosamente planejado para representar a identidade única do Cruzeiro Esporte Clube – SAF. O resultado é uma fusão harmoniosa entre a tradição do clube e a contemporaneidade do ambiente corporativo.


A MAIA Arquitetura não apenas projetou um novo espaço, mas construiu uma narrativa espacial que reflete os valores e a paixão do clube.

A área do blog da Maia Arquitetura é o nosso espaço dedicado a compartilhar conteúdos ricos e inspiradores sobre o mundo da arquitetura comercial, corporativa e de aviação. Aqui, exploramos as últimas tendências, inovações e práticas que definem o futuro do setor. Este é o lugar onde a paixão pela arquitetura encontra o conhecimento, projetado para inspirar, educar e engajar nossa comunidade. Acompanhe-nos para descobrir insights exclusivos, projetos notáveis e as histórias por trás das criações da Maia Arquitetura, celebrando 25 anos de excelência e inovação no mercado.

Posts em destaque

Assine nossa Newsletter

* Seus dados estão protegidos conforme a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD).

Abrir Chat
1
Posso Te Ajudar?
Olá! Posso te ajudar?