fbpx

MAIA 25 Anos: Empresa unifica Arquitetura, Design e Gerenciamento de Obras para entregar no prazo

A MAIA adota metodologias consolidadas e tecnologia avançada na gestão de obras a fim de garantir qualidade e prazos como diferenciais competitivos

São Paulo, 05 de Março de 2024: Celebrando um quarto de século de dedicação à Arquitetura, à Engenharia e ao Design, a MAIA se destaca como uma empresa que nasceu em São Paulo (SP), moldando espaços e deixando sua marca em projetos corporativos, industriais, de aviação, residenciais, comerciais e esportivos. Com uma trajetória marcada por criatividade, método e conhecimento técnico, a empresa não apenas se estabeleceu como uma referência no setor.

Sua expectativa é garantir prazos e oferecer uma boa experiência aos seus clientes. “Nosso principal objetivo ao utilizar um método de gestão é fazer com que o cliente tenha uma jornada positiva com seus projetos e obras. Ter o controle de todas as etapas de desenvolvimento e ser informado sobre tudo que está acontecendo garante sua satisfação”, explicou Ernani Maia, arquiteto-fundador.

Ele se refere à abordagem metodológica focada em gestão de obras. Ao adotar metodologias consolidadas no mercado e alinhá-las às ferramentas tecnológicas avançadas, a empresa foca não apenas na qualidade e eficiência de seus projetos, mas também no prazo e a satisfação do cliente. “O compromisso com a transparência e comunicação durante todo o processo de desenvolvimento é o que entregamos em nossos projetos, onde cada etapa é cuidadosamente documentada e acompanhada para garantir que os prazos e as expectativas sejam atendidos”, finaliza.

Inovação na Aviação: Projetos Emblemáticos para Embraer

Arquitetura Corporativa – Expansão Eugênio de Melo – 2019

A indústria da aviação é conhecida por sua busca incessante por inovação e excelência, e a Embraer, gigante brasileira do setor, não fica para trás quando se trata de projetos arquitetônicos e de Engenharia que refletem essa mentalidade. Ao longo dos anos, a empresa tem investido em espaços que não apenas atendem às necessidades funcionais, mas também incorporam conceitos de sustentabilidade, acessibilidade e arte. Para dar forma aos seus projetos, que vão desde centros de entrega de aeronaves até colégios inovadores, escolheu a MAIA.

Um dos destaques é o Centro de Serviços, um projeto de Aviação Executiva com a finalidade de atender aos executivos que possuem aeronaves. “Um dos desafios foram os grandes vão livres do hangar, que precisavam atender ao modelo 190 de aeronave, que é o maior avião dessa categoria”, explicou Ernani Maia.

O hangar serve para a revisão das aeronaves, mas também atende uma carência de quem compra uma aeronave: ter onde estacionar. O projeto também contempla um mini-terminal, para dar suporte ao executivo que está no aguardo de sua aeronave, com espaços projetados para realização de reuniões. “A MAIA acompanhou o processo completo desse projeto: desde a prospecção do terreno até a entrega das chaves, um verdadeiro end-to-end de toda a cadeia”, contou o arquiteto: “o resultado desse acompanhamento por completo foi o comprimento rigoroso dos prazos e custos planejados”. O Centro de Serviços Embraer já foi eleito, duas vezes, o melhor FBO (Fixed-Based Operator) do Brasil. Em livre tradução para o português significa Operador Baseado Fixo, compostos por duas áreas: a primeira é um terminal aéreo privado para o embarque e desembarque de passageiros, e a segunda é formada por serviços aeronáuticos, como hangares de aeronaves, manuseio e área de operações de voo.

Projeto Embraer – F300 – Arquitetura de Hangar

O Centro de Entrega de Aeronaves (F300) é um outro projeto de destaque. Localizado em São José dos Campos na Unidade Ozires Silva, que data de 2005, apresenta uma estrutura metálica como partido arquitetônico, vãos livres gigantescos e entrada para três aeronaves sem pilar central. Já a Expansão Engenho de Melo, de 2019, funde sustentabilidade, acessibilidade, arte e técnica integrados na nova sede da Embraer.

Os dois Colégios Embraer, localizado na Unidade Eugênio de Melo e na Unidade de Botucatu, destacam-se por serem pioneiros em acessibilidade, muito antes da vigência da norma ABNT NRB 9050 que estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida, além de rampa de palco utilizada para apresentações.

Arquitetura Escolar – Colégio Embraer – SJC – 2000

Outro projeto realizado em parceria com a Embraer refere-se ao Ginásio localizado na Unidade Faria Lima, que contempla arquibancada com design ousado e aparência tecnológica, projetada para a prática de esportes, bem como para shows e eventos, garantindo ventilação cruzada para melhor condição térmica.

Projetos Comerciais e Esportivos

Arquitetura Comercial – Expansão do Shopping Dom Pedro – Campinas

O projeto de arquitetura comercial desenvolvido dentro do Shopping Dom Pedro, em Campinas (SP), a MAIA demonstrou sua habilidade em criar espaços que combinam funcionalidade e estética, proporcionando experiência única aos clientes.

Arquitetura Comercial – Loja de Sports – Reebok – Estádio do Morumbi – 2006

Além disso, a empresa está protagonizando o nicho esportivo com projetos como a loja da Reebok, que data de 2006. É a primeira loja construída dentro do estádio do Morumbi, em São Paulo. “A loja é além do convencional, onde projetamos um ambiente que não apenas atende às necessidades comerciais, mas também reflete a grandeza e a paixão associadas ao clube, trazendo sofisticação e uma atmosfera única para os torcedores que lá frequentam”, explicou Ernani. O projeto também se preocupou em manter a integridade do projeto original, elaborado por um dos grandes mestres da arquitetura brasileira, João Batista Villanova Artigas.

Transformação de Espaços de Trabalho e Educação

Colégio Vértice – Arquitetura Escolar – Maia Arquitetura – 2019

A busca pela inovação também se estende à reforma de escritórios, onde a MAIA pautou-se na busca por uma nova composição visual e pela implementação de espaços de trabalho flexíveis. O conceito open office, defendido muito antes da difusão do conceito, foi adotado para promover o bem-estar e a produtividade da equipe, refletindo o compromisso da empresa com ambientes de trabalho modernos e funcionais.

A empresa também tem sido responsável por projetos educacionais inovadores, como o novo edifício Vértice, do Colégio Ensino Fundamental, que incorpora não apenas salas de aula flexíveis, mas também espaços de criação e interação para os alunos. “A preocupação com a acessibilidade e sustentabilidade também é evidente nesse projeto, demonstrando o nosso compromisso com o desenvolvimento de espaços educacionais inclusivos e ambientalmente conscientes”, destacou Ernani Maia.

Compromisso Social e Cultural

Arquitetura Educacional – Escola Botucatu (Instituto Embraer) – 2013

Além de seu trabalho comercial, também tem se dedicado a projetos sociais e culturais, como a requalificação da Associação Crescer Sempre, na favela de Paraisópolis. Ao transformar uma típica casa da comunidade em um espaço de educação e cultura, a empresa adotou uma abordagem sensível, incorporando elementos como graffiti e tijolos aparentes para criar um ambiente que respeita e reflete a identidade da comunidade.

A MAIA

Foto do Escritório da Maia Arquitetura – 2010

Fundada em 1999, a MAIA surgiu com a visão de seu fundador, Ernani Maia, cujo conhecimento e experiência acadêmica têm sido fundamentais para o sucesso da empresa. Graduado e pós-graduado pela Faculdade de Belas Artes de São Paulo, com mestrado pela Universidade Mackenzie, ele se destaca não apenas por sua habilidade no design arquitetônico, mas também por suas contribuições acadêmicas e compromisso com a educação na área.

“Ao longo dos anos, a MAIA não apenas abraçou a tradição e a história da Arquitetura e da Engenharia, mas também incorporou a inovação como um pilar fundamental de sua abordagem, sendo um dos escritórios precursores no uso da tecnologia BIM. Com mente aberta para o novo e busca constante por estar à frente das tendências, estamos protagonizando projetos que transcendem as expectativas tradicionais”, contou o arquiteto.

Arquitetura Corporativa – Escritório JTI – 2022

Muito além de um escritório de Arquitetura, a MAIA oferece serviços de Engenharia, Design e Gerenciamento de Obras, e investe no constante desenvolvimento dos seus profissionais, contribuindo para um mercado mais qualificado, criativo e sustentável.

Também possui expertise em projetos para escritórios, comerciais, industriais, institucionais, hospitalares e residenciais, destacando-se no segmento pelo primor no detalhamento dos projetos, garantindo prazos e mitigando riscos de custos inesperados no decorrer da obra ou na tomada de preços.

Novo Escritório da Maia – Alphaville – 2023

A área do blog da Maia Arquitetura é o nosso espaço dedicado a compartilhar conteúdos ricos e inspiradores sobre o mundo da arquitetura comercial, corporativa e de aviação. Aqui, exploramos as últimas tendências, inovações e práticas que definem o futuro do setor. Este é o lugar onde a paixão pela arquitetura encontra o conhecimento, projetado para inspirar, educar e engajar nossa comunidade. Acompanhe-nos para descobrir insights exclusivos, projetos notáveis e as histórias por trás das criações da Maia Arquitetura, celebrando 25 anos de excelência e inovação no mercado.

Posts em destaque

Assine nossa Newsletter

* Seus dados estão protegidos conforme a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD).

Abrir Chat
1
Posso Te Ajudar?
Olá! Posso te ajudar?