O conforto acústico na arquitetura

Os ruídos estão cada vez mais presentes na rotina diária dos habitantes das grandes cidades devido ao crescimento desenfreado dos centros urbanos. O que intensifica um dos maiores problemas ambientais enfrentados pela nossa sociedade, a poluição sonora, sons indesejados que interferem na saúde do ser humano e no meio ambiente.

trânsito caótico é considerado um dos principais agravantes desse malefício nas metrópoles, juntamente de ruídos industriais, obras urbanas e o grande uso de aparelhos domésticos. Uma exposição contínua e excessiva a esses barulhos podem ser prejudiciais a saúde física e mental, causando diversos efeitos negativos no indivíduo, como estresse, insônia, perda de atenção, agressividade, dores de cabeça e até a perda auditiva.

Outro motivo para o desconforto sonoro são as fragilidades acústicas nas estruturas das moradias, barulhos que propagam até mesmo na própria unidade e também na dos vizinhos. Em muitas construções residenciais não houveram no gerenciamento e no planejamento do projeto, uma preocupação com o isolamento acústico para o ambiente domiciliar, um complemento capaz de proporcionar calma e bem-estar para o usuário.

Com a pandemia e o tempo prolongado dentro de casa, o incômodo sonoro se tornou um ponto ainda mais relevante entre os moradores. Com o home — office, o ensino a distância e o aumento do convívio familiar na residência, evidenciaram ainda mais a necessidade de ter espaços mais silenciosos e tranquilos para que cada um consiga exercer suas atividades.

conforto acústico é visto como uma resolução no cenário que estamos vivendo, com o objetivo de trazer conforto e sossego para os habitantes. Uma maneira de assegurar a comodidade e a satisfação das pessoas que frequentam e utilizam o espaço, possibilitando um ambiente agradável e adequado para qualquer tarefa, eliminando quaisquer barulhos que possam dificultar a produtividade e a concentração.

Todas essas vantagens reforçam a importância do isolamento acústico e desempenham a necessidade de uma série de mudanças na infraestrutura dos ambientes internos, reformas que buscam garantir espaços mais benéficos e saudáveis, com intuito de auxiliar os indivíduos a serem mais produtivos em suas funções mesmo estando dentro de casa.

Um bom projeto arquitetônico deve estudar e agregar as funcionalidades do isolamento acústico antes mesmo de começar a desenvolver os projetos executivos, tendo-o como uma premissa básica. Sempre considerando as demandas, os costumes dos moradores e dos arredores para desenvolver as projeções arquitetônicas e selecionar os materiais ideias para cada proposta.

privacidade sonora está diretamente ligada com a seleção dos materiais usados na construção, essa fase é uma das mais significativas para conseguir ter um controle dos ruídos e reduzir a transmissão dos sons entre os ambientes. Pesquisar e analisar o local da obra também é muito importante para projetar de acordo as particularidades e necessidades.

Implementar o conforto acústico é uma maneira de criar e planejar uma moradia harmônica que ofereça qualidade de vida, um investimento que apresenta diversos benefícios para o espaço habitacional. Nós arquitetos que formamos a Maia Arquitetura, estamos em um constante processo de evolução para aceitar os desafios do mercado e oferecer soluções que garantam o bem estar de nossos clientes, com uma excelente transição entre projeto e execução para entregar conforto e funcionalidade no dia dia.

Veja Mais!

Arquitetura Corporativa

Abrir Chat
Posso Te Ajudar?
Olá! Posso te ajudar?