Biofilia significa amor à vida, instituição de preservação e conservação da natureza e seus elementos naturais. Um conceito de educação ambiental que tem a capacidade de proporcionar saúde física e mental para os nossos clientes, o contato direto com a natureza pode trazer diversos benefícios para o ambiente e para o ser humano.
Nós nos relacionamos com o espaço no qual estamo s inseridos, seja em casa, no shopping ou no office, de várias maneiras e com diferentes intensidades. Quando pensamos em locais que transmitem paz e tranquilidade, logo imaginamos espaços amplos, mais livres que remetem a natureza , com muito verde ou até mesmo mar e cachoeiras.
Essa conexão do homem com o meio ambiente é fundamental para trazer bem-estar e qualidade de vida, além de possibilitar um ambiente mais aconchegante e confortável, e consequentemente a estruturação de espaços mais saudáveis e agradáveis.
Com o avanço tecnológico e o aumento descontrolado das grandes cidades, essa conexão com a natureza foi cada vez mais se distanciando e se tornando até mesmo limitado e incomum. Os edificios e as grandes construções ocupam locais que antes eram grandes centros de elementos naturais , o que torna uma biofilia aplicada a arquitetura ainda mais relevante.
Outro fator que evidencia as vantagens da biofilia é o isolamento social devido ao Covid-19. Com o aumento do período dentro de casa e a procura de transformar o significado de moradia e de vivenciar o lar de maneira mais intensa, fez com que a falta do convívio com a natureza se destacasse ainda mais.
O design biofílico surgiu a partir da necessidade de nos conectarmos com o meio ambiente e seus benefícios, uma inovação com um toque de modernidade que pode restaurar o contato direto dos seres humanos com a natureza agregada aos projetos arquitetônicos. Com recursos que possibilitam a utilização de recursos naturais, como núcleos, vegetação, luz e acesso ao ar livre.
A arquitetura orgânica reforça ainda mais a tendência do design biofílico, uma forma de construir projetos mais harmônicos que relacionam e incorporam os elementos naturais nos, carregando uma identidade de espaços com amplitude, mais aberta e com forte presença de vegetação. A obra pode ser considerada como um organismo vivo que alinha a natureza e os habitantes, ambientes que incentivam a interação, a criatividade e a produtividade.
Tudo isso pode ser visto como uma arquitetura do futuro , projetos que enfatizam uma boa qualidade de vida para os usuários. Muitos estudos comprovam que a exposição do ser humano ao meio ambiente causa efeitos positivos no modo de viver, como diminuição dos níveis de estresse e dor, auxilia na recuperação de doenças, reduz as possibilidades de conflitos e melhora o desempenho das pessoas em suas funções .
A ideia é oferecer espaços que façam sentido para aqueles que o habitam, com funcionalidade e comodidade , unindo os privilégios que a natureza oferece. Desenvolver projetos que interajam ambientes internos e externos juntamente com uma biofilia motivam uma conexão das pessoas com sua essência, o que origina um novo sentido para o ambiente. Esse modelo de construção e de design pode ser aplicado em todos os tipos de projetos, residenciais, educacionais, institucionais, corporativos ou comerciais.
Para nós, da Maia Arquitetura , acreditamos que essa união entre natureza e o indivíduo é muito rica, e possibilita projetos arquitetônicos modernos, inovadores que priorizam o bem estar de nossos clientes. Ambientes com conceitos que valorizam a satisfação e o equilíbrio das energias através de elementos naturais e espaços inteligentes que incorporam uma sensação de conforto e paz.